terça-feira, 9 de outubro de 2007

Superman: Identidade Secreta






















Superman: Superman – Secret Identity # 1 a 4


Argumento: Kurt Busiek;

Desenhos, Arte-Final e Cores: Stuart Immonen.


Há um bom tempo atrás, meu irmão havia comprado a 1ª. edição desta mini-série. Eu havia lido na volta pra casa, com um pouco de desprezo até. Pensava comigo enquanto começca a ler: "Aih vai mais uma história de realidade alternativa..aff". Como fui tolo, essa não era qualquer revista. Ao terminar de ler eu estava louco desejando a continuação, pois como aquela história havia me atingido. Como eu sonhara tantas vezes com fatos descritos ali. Como eu queria saber como ia acabar!


Mas fomos vitimas das falhas da MALDITA distribição setorizada...


Hoje graças a comunidade de HQSCANs, consegui ler e reler essa obra sensacional. Com isso, sentindo o gosto de missão cumprida, deixo um recado:

"- Bah Mano! Valeu a pena!"

Essa série é muuuuuuuuuuuito boa. (Muito Boa vezes 10!);


O que mais posso dizer?


Bom...talvez seja meio batido ou muito provavelmente já foi dito com outras palavras, mas é algo digno de ser repetido se não é novo: em meio a inúmeras histórias em quadrinhos constantemente produzidas, poucas podem ser chamadas de boas, e dentre essas, menos ainda podem ser classificadas como ótimas.



Em meio a essas ótimas, um pequeno número se destaca por tornarem-se clássicas e no meio delas um número muitíssimo menor pode ganhar a alcunha de raridade ou memorável. Esta é uma delas.

Identidade Secreta, mesmo sendo um “Elseworld”, ou seja, colocada fora da cronologia oficial do Superman, é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores histórias produzidas com o homem de aço desde junho de 1938, quando Action Comics nº. 1 chegava às bancas norte-americanas e apresentava ao mundo aquele que se tornaria seu maior herói.

Nela o leitor é apresentado não a um bebê colocado em um foguete e enviado à Terra, mas a um menino nascido aqui, igual a nós, com medos, desejos e sonhos, como qualquer outro de sua idade.


Também do Kansas, mas de Picketsville, e tendo o sobrenome Kent, acaba sendo batizado por seus pais com o nome de Clark, coisa que ele, da infância ao início da vida adulta, detestou profundamente. A comparação com o super-herói, que na história é tratado como personagem fictício, assim como em nosso mundo, é inevitável e faz com que ele seja alvo de piadas praticamente a vida toda; e pra piorar, sua família acha o máximo, presenteando-lhe com tudo que pode haver sobre o Superman.



Sua vida, porém, muda profundamente quando de uma hora para outra ele se vê agraciado com os poderes do personagem do qual tanto evitava ser comparado.

Toda a narrativa é colocada sob o ponto de vista de Clark Kent, então o leitor é colocado de maneira que poderia se sentir como ele próprio; seria um sonho realizado de muitos leitores de histórias em quadrinhos, mas se nos fosse concedida essa dádiva, o que faríamos com ela?


Ganharíamos fama e dinheiro?

Esconderíamos essas habilidades com medo de retaliação?

Ou ajudaríamos os nossos próximos?

Felizmente, a exemplo do seu homônimo kryptoniano, ele também decide fazer o bem às pessoas, não sem dificuldade. E é aí que reside toda a magia da trama: Clark decide fazer o bem para simplesmente ajudar, fazer do mundo um lugar melhor, mesmo sendo humano, com acertos e erros, com virtudes e defeitos.


A razão por decidir usar óculos, tal qual o Clark dos quadrinhos, por exemplo, ficou ótima.

Enfim, uma verdadeira e sincera homenagem ao mito do Superman.

É uma edição que realmente merece ser lida.
Superman - Identidade Secreta 01.cbr
Superman - Identidade Secreta 02.cbr
Superman - Identidade Secreta 03.cbr
Superman - Identidade Secreta 04.cbr

0 comentários:

Postar um comentário

 

My Blog List

Followers

thug live Copyright © 2009 Seu blog Ipietoon GT_Thug Sponsored by Online Thuglive